70% das piauienses que denunciam violência doméstica retiram a queixa

[tweetmeme]

De cada 10 mulheres que denunciam seus agressores no Juizado de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no Centro de Teresina, sete retiram a queixa quando acontece a audiência para dar continuidade ao processo. A informação é do promotor Francisco de Jesus Lima, que trabalha no local e acha que é preciso mais conscientização das mulheres.

“Muitas vezes, a agressão física ou psicológica ocorre no calor da discussão ou sob influência de bebida alcoólica. Há casos em que após a denúncia, o homem para a agressão e então a mulher prefere não dá continuidade ao processo”, diz o promotor.

Entre os exemplos de mulheres que retiram as queixas, estão mães que não querem os filhos sejam presos ou esposas que possuem filhos com o agressor e querem evitar o constrangimento de ter o pai do filho sendo processado ou preso. “Há situações em que, com apenas a primeira denúncia, o agressor para com os atos. Mas em outras, ele continua, afirma Francisco de Jesus Lima.

No entanto, não são todos os tipos de violência doméstica que a vítima pode desistir da ação. “No caso de injúria por exemplo, a mulher pode retirar a queixa, mas se há uma violência física a ponto de deixar seqüelas na vítima, a queixa não pode ser retirada e o processo continuará tramitando até o julgamento do caso”, explica o promotor.

Na última segunda-feira (02), Francisco de Jesus participou de um debate sobre a violência contra a mulher. Na reunião, ficou definido que haverá uma grande reunião para sensibilizar a sociedade através do diálogo e parcerias com o Ministério Público, Assembleia Legislativa e Secretaria de Segurança Pública para junto com as entidades em defesa da mulher desenvolver atividades de combate efetivo à violência doméstica. O encontro com todas as entidades acontecerá no dia 10 de maio no auditório do Ministério Público.

Notícia retirada do Portal Vermelho

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s