Estudo afirma que homens recorrem à violência para provar sua masculinidade

[tweetmeme]

A masculinidade é um estado precário: difícil de obter e fácil de perder. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos.

Outra conclusão do estudo é que os homens, quando sentem sua masculinidade ameaçada, apelam para a agressividade como forma de tentar mantê-la. A agressão é uma tática de restaurar a masculinidade, segundo os cientistas.

A pesquisa, desenvolvida pelos psicólogos Jennifer K. Bosson, e Joseph Vandello, foi publicada no periódico Current Directions in Psychological Science, da Association for Psychological Science.

Nos estudos, os pesquisadores pediram a alguns homens que fizessem tarefas que os forçassem a agir de maneira feminina. Alguns homens precisavam fazer trança no cabelo, enquanto outros trançavam uma corda. Feita a tarefa, eles podiam escolher esmurrar um saco ou fazer um quebra-cabeças. Os homens que fizeram tranças nos cabelos majoritariamente tiveram preferência pela pancada.

Quando o homem usa a tática da violência para restaurar sua masculidade, ele tende a achar que ele foi obrigado por forças externas a fazer isso. Os pesquisadores distribuíram a homens e mulheres simulações de relatórios policiais. Nos documentos, havia histórias de homens e mulheres que agrediram um interlocutor que havia insultado sua masculinidade (ou feminilidade).

Ao serem questionados do porquê da agressão feita pela mulher, ambos os sexos atribuíram a atitude a traços de caráter, como imaturidade. Quando o agressor era um homem, as pessoas de sexo masculino argumentavam que ele havia sido provocado – a humilhação havia o forçado a defender sua masculinidade.

Notícia retirada do Portal National Geographic

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s